Edson Scorcelli

De Janelapédia
http://www.janela.com.br/imagens/gente/Edson_Scorcelli(perfil).jpg

Nascido em Petrópolis, RJ, em 21 de setembro de 19.., cursou ainda adolescente a Escola Panamericana de Arte - SP. Começou profissionalmente na Editora Vozes de Petrópolis fazendo ilustrações e capas de livros. Veio para o Rio após passar no vestibular para a Faculdade Helio Alonso, onde sairia graduado 4 anos depois.

Simultaneamente aos estudos, inicia a carreira em publicidade na MPM Propaganda (na época a maior agência do Brasil). Trabalha primeiro no stúdio, como Past-up. Sai para ser Diretor de Arte de uma pequena agência (ECP), fazendo dupla com Cláudio Bojunga. Dali vai para a GFM Propeg, trabalhando ao lado de Helena Lopes por 2 anos. Depois para a MMC, de Mauro Matos. Volta para a MPM já como Diretor de Arte, para o DPM (merchandising), convidado por Sérgio Azevedo. Sai alguns meses para filial de Brasília fazendo campanha para o Governo do Distrito Federal.

Após a ascensão de Fábio Siqueira (Fabinho) para a Direção de criação, é convidado por Edeson Coelho, então diretor do escritório, para fazer dupla com Hayle Gadelha no Rio.

3 anos após, vai para a McCann-Erickson, fazer dupla com Paulo César Costa e depois com Fernando Leite na Direção de Criação - para a área promocional, criando para a Coca-Cola e Esso. Da McCann vai para a Ogilvy - com Luiz Vieira na Direção de Criação - onde fica por 9 anos como Diretor de Arte titular das contas da Shell, Brahma, IBM, Lucky Strike e O Dia. Em 97 segue com Ana Paranhos (redatora) para a Ogilvy Miami, criar a campanha mundial de e- business, da IBM, juntamente com os criativos locais e os de New York.

Participou das primeiras reuniões do Viva Rio, ao lado de Betinho e Rubem César Fernandes. Criou a primeira logomarca do movimento. Possui vários Prêmios Colunistas, Clio Awards prata ( campanha Shell), ganhou menção honrosa do New York Film Festival ( campanha O Dia), foi jurado dos Profissionais do Ano da Rede Globo, Prêmio JB e Clio Awards.

Após a Ogilvy, em 98, vai para SP para uma nova experiência: a Direção de Arte de comerciais na Croma Filmes de Odorico Mendes. Após 4 meses e 6 produções realizadas, pressionado pela família, volta para o Rio para montar a Scorcelli Comunicação, onde hoje é Diretor de Criação.