Viviano Caldas

De Janelapédia
Viviano Caldas
Viviano De Assis Caldas nasceu no Rio de Janeiro, RJ, a 22/02/1933.

Fez os primeiros estudos no Colégio S. José e Colégio Pedro II (RJ). Bacharel pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (atual UFRJ).

Trabalhou anteriormente na Inter-Americana (diretor de atendimento,61/69);Salles/Inter-Americana (diretor de atendimento, 69/ 72); Grant Advertising (vice-presidente de operações, 72/80); Propeg (diretor-gerente da filial RJ, 80/84) passando em 1984 para a CBBA, que se juntou depois à Propeg na CBBA/Propeg, que voltou a se chamar mais tarde apenas de Propeg e, mais tarde, de Quê, onde Viviano atuou como diretor de atendimento.

Exerceu atividades didáticas como professor de Relações Públicas na Academia de Polícia do RJ. Proferiu palestras nas Faculdades Gama Filho e Hélio Alonso.

O publicitário sempre marcou sua existência pela elegância pessoal e no trato com os companheiros. Não por acaso, chegou a ser o modelo da campanha de lançamento do cigarro Du Maurier, da Souza Cruz, voltado para um público em busca de sofisticação. Na despedida por sua morte, no Facebook, por exemplo, Toninho Lima declarou "Adeus, galã da publicidade carioca. Sempre perfumado, bronzeado e elegante, deixou marcado o seu estilo". Já Jomar Pereira da Silva Roscoe o considerou " Um sedutor irresistível ao longo de uma vida luminosa."

Viviano faleceu aos 82 anos em 05 de novembro de 2015, por falência renal decorrente do agravamento da Doença de Parkinson da qual vinha sofrendo nos últimos anos.