Nei Leandro de Castro

De Janelapédia
Nei Leandro de Castro
Nei Leandro de Castro nasceu em Caicó, RN, a 30/05/1940.

Fez os primeiros estudos no Educandário S. Luiz e no Atheneu Norte-rio-grandense, em Natal. Bacharelou-se pela Faculdade de Direito da UFRN. Fez o Curso de Letras na Faculdade de Letras de Lisboa, Portugal.

Começou em propaganda no Rio, na Kadete. Dessa house agency de "A Exposição" foi para a Denison como redator e, de lá, para a Caio, onde permaneceu por cinco anos. Em 81, retornou a Natal, lá permanecendo por quatro anos. Nesse período, escreveu dois romances - "O Dia das Moscas" e "As Pelejas de Ojuara" (Codecri e Nova Fronteira) - nos quais adotou o nome literário de Neil de Castro.

Voltou ao Rio em 85. Ingressou na Assessor: de redator, tornou-se VP Nacional de Criação. Após curta passagem pela Brasil-América, house do grupo CB, foi para a Salles/InterAmericana, de onde saiu para a Provarejo, house do Grupo Mesbla. Trabalhou com seu amigo e parceiro Vítor Lemos, na Textual Produções, empresa própria.

Exerceu atividades didáticas na Universidade de Uberaba, MG, lecionando Teoria e Prática da Propaganda, e na Faculdade Cândido Mendes, ensinando Criatividade. Com José Monserrat Filho, Pedro Galvão, Carlos Pedrosa e outros, foi um dos fundadores do CCRJ. Possui numerosos prêmios no Colunistas e vários destaques no Anuário do CCSP.