Luciano "Animal" Gaberel

De Janelapédia
Luciano "Animal" Gaberel
O diretor de arte Luciano "Animal" Gaberel nasceu em 17/04/1972.

O texto abaixo em grande parte foi escrito por ele próprio para o seu perfil publicado na Janelapédia:

José Luciano Marinho da Silva Gaberel de Moraes, vulgo Animal, foi formado em eletrônica e começou sua carreira (de verdade) na Doctor Propaganda, onde pesava uns 120Kg. De lá, passou pela Artplan e chegou a uns 130Kg.

Mas foi na Fischer América Rio em que o Animal conquistou a incrível marca de 150Kg. Uma indiscutível demosntração de crescimento. Daí, após não ter mais espaço para crescer, a única saída foi fazer sua própria agência, a Builder, em pouco tempo absorvida pela Portfólio. Após alguns meses nesta agência, desligou-se da sociedade para ser supervisor de criação da 100% Propaganda. De lá, foi para a MG, fazendo free-lances, mas a partir de 20 de setembro de 2004 foi contratado como diretor de criação.

Entre os prêmios teve: ABP, NY Festival, London Festival, Rogério Steinberg/2001, Grand Prix do CCRJ, Marketing Best Brasil, Prêmio Globo, Colunistas e Festival de Gramado. Também foi Destaque da Propaganda/2000 pela ABP. No Colunistas, recebeu mais de uma vez o Prêmio Rogério Steinberg como um dos criativos mais premiados pelo concurso.

Entre os trabalhos, têm Monólogos da Vagina, Natal com 1 Milhão de Amigos (Rede Renasce ­ Arrecadou no natal/2000 95.000 mil brinquedos para 65.000 crianças órfãs), Jornal POVO, etc. Porém, de todos os trabalhos, o mais famoso foi o e-mail que passou criticando o CCRJ e pelo qual foi marginalizado por todos os criativos envolvidos.

Conhecido por seu humor ímpar, Animal dizia: "Perco o emprego, perco os amigos, a esposa e o cachorro. Mas não perco a piada".

Criativo até na forma de arrumar emprego, Animal conseguiu seu lugar na Doctor após descobrir o endereço do Diretor de Criação da Agência, Marcos Silveira, e fazer uma "greve de fome" em frente ao portão da casa.

Além de obter a vaga, Animal sensibilizou a mulher de Marcos Silveira e conseguiu naquele dia jantar na casa do Diretor de Criação.

Animal faleceu em 26/12/2004, aos 32 anos, tempo suficiente para deixar sua marca na propaganda carioca.