Mario Castelar

De Janelapédia
Mario Castelar
Nascido em 22 de junho de 1943, Mario Castelar da Silva formou-se Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense, com cursos de aperfeiçoamento profissional nos Estados Unidos e na França.

Castelar começou sua carreira na Marplan - Marketing Planning Corporation (empresa de pesquisa do Grupo Interpublic) em 1967 como Redator - Analista. Ocupou posições de gerência em Pesquisa de Mercado e Comunicação de Marketing em companhias como: Cigarros Souza Cruz, Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, Novociclo de Propaganda, Rhodia Indústrias Químicas e Têxteis, TV Bandeirantes e foi especialista em Consumer Insights, na Young & Rubicam.

Em 1972 ingressou na Norton Propaganda, como Chefe de Pesquisa de Mercado e foi sucessivamente promovido a Diretor de Serviços de Marketing, Vice Presidente de Planejamento, Gerente Geral do escritório do Rio de Janeiro. A agência foi depois vendida à Publicis, onde Castelar ficou até 2002.

Trabalhou na Nestlé de 2002 a 2009, chegando a Diretor de Marketing e a Diretor de Inovação. De lá, teve de 2009 a 2011 a empresa Ponto Parágrafo e, em seguida, a BaNTu - Inovação em Negócios, até falecer.

Foi Presidente do Capítulo Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Pesquisa de Mercado, diretor da seção Rio de Janeiro da Associação Brasileira das Agências de Propaganda (ABAP), membro do Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária (CONAR) e vice-presidente da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).

Em 2003, ganhou o Prêmio Caboré na categoria Profissional de Marketing e foi eleito Profissional de Marketing de 2005 pela Associação Paulista de Supermercados (APAS). Em 2007 foi eleito o Profissional de cliente - Contribuição Profissional pela APP.

Em 2008 lançou o livro "Marketing da Nova Geração", pela Campus/Elsevir Editora.

Castelar faleceu em 26 de julho de 2014, vítima de câncer.