Marcos Silveira

De Janelapédia
Marcos Silveira

Carioca de 20 de dezembro de 1953, primeiramente formado em Engenharia de Telecomunicações, bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho com Cursos de Extensão no Brasil, Europa e Estados Unidos. Começou a trabalhar como redator em 1980. Entre 1980 a 1995, foi Redator e Diretor de Criação nas agências MPM, Artplan, Almap/BBDO, Tandem, Giovanni, FCB, Contemporânea, Young & Rubicam, V&S, entre outras, até abrir a agência Dr.Brain, logo renomeada para apenas Doctor. Foi o primeiro profissional de criação da América Latina com trabalhos publicados na Archive (Duloren).

Único profissional de criação do Rio a conquistar, por cinco vezes, o Prêmio de Melhor Redator do Ano/Rogério Steinberg da ABRACOMP, para os criadores mais premiados no Colunistas-Rio.

Eleito Profissional de Propaganda do Ano do XIV Colunistas 1995 e melhor Diretor de Criação do Rio pela ABP em 1998.

Tem trabalhos divulgados no Advertising Age, The Sun, New York Times, Le Monde, El Clarin, Graphis Advertising, Communication Arts, Revista Photo, Bazaar, entre outras.

Premiado no British Design And Art Direction Annual, Art Directors Club Annual, European Advertising Annual, Tokyo Art Directors Club Annual, Festival de Nova Iorque, Festival de Londres, Profissionais do Ano/TV Globo, Prêmio Abril, CCSP, CCRJ, ABP, Gramado, Íbero-Americano, entre outros. Foi o único publicitário do mundo a conquistar o Festival de Propaganda de Nova Iorque com filme para o Setor Público (EMBRAPA).

Foi um dos responsáveis pela elaboração do Programa Você Decide, quando atuava no Núcleo de Criação da TV Globo.

No início de 2006, sua agência Doctor uniu-se à Ronson, do publicitário Paulo Rolf, nascendo a agência MacGyver. Após sua passagem pela MacGyver foi dirigir a criação da Bossa Nova Comunicação, de onde se afastou em Junho de 2007.

No início de 2008 assumiu a direção de criação da Agnelo Pacheco no Rio. Após deixar a agência, criou a PMG e, em setembro de 2013 assumiu a direção de criação da X-Tudo, onde ficou até dezembro de 2013.

É também o Criador e Coordenador Geral do IP/Instituto da Propaganda, uma escola prática de criação publicitária www.institutodapropaganda.com.br