Pedro Nonato

De Janelapédia
Edição feita às 17h50min de 25 de dezembro de 2010 por 88.181.10.53 (Discussão)

Nascido no Rio de Janeiro em 8 de maio de 1965, Pedro Nonato ou Pedro Aloisio Maria Fernandes Nonato da Silva, estudou e completou sua educação básica na Cidade do Rio de Janeiro, no Colégio Andrews, depois cursou Direito na PUC/RJ e Comunicação Social na UniverCidade/RJ, além de ter feito diversos cursos de extensão na área de comunicação, é Jornalista e Publicitário.

Neto de jurista e jornalista, seu pai foi diplomata, banqueiro e fazendeiro, é fluente em inglês, possui excelentes conhecimentos de francês e ainda tem uma boa noção de espanhol, já viveu no exterior em Buenos Aires, Lisboa e em Washington, DC e Paris, onde atualmente mantem residência.

Tem como hobbies a música clássica, o teatro, o cinema, a leitura, viagens ao exterior e os jogos de back-gammon e golf.

Após breve passagem pelo Banco Garantia, atual Credit Suisse, começou na área de Comunicação em 1985, como profissional de Planejamento, na área de Promoções.

Entre 1988 e 2004, atuou como coordenador de comunicação em mais de trinta e cinco campanhas políticas majoritárias e proporcionais para Prefeito, Vereador, Governador, Deputados Estadual e Federal, Senador e Presidente.

Nos anos de 1990 e 1991, durante o Governo Moreira Franco, além de trabalhar em agências, foi Assessor de Comunicação Social junto à Diretoria Administrativa e Financeira da SERLA, atual Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoa do Estado do Rio de Janeiro.

Fundou em outubro de 2004, com Marcos Silveira, o Instituto da Propaganda, curso livre com foco no desenvolvimento do raciocínio criativo aplicado à comunicação.

Foi Presidente do GAP, Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio de Janeiro, que representa os profissionais destas áreas, entre outubro de 2005 a setembro de 2008.

É membro da CCFB, Câmara de Comércio França – Brasil, desde Janeiro de 2006.

É Membro Fundador da Associação dos Dirigentes de Venda do Brasil, capítulo do Distrito Federal (ADVB-DF), sendo, desde Maio de 2007, seu Conselheiro.


Experiência profissional como am agências de propaganda:

Share - de dezembro de 1985 a março de 1988: trabalhou na área de Atendimento e Planejamento, atendendo à clientes e agências, fazendo planejamento de promoções.

Aquatro / Tandem – de abril de 1988 a outubro 1991: atuou como Diretor de Atendimento nestas duas agências cariocas.

Década Propaganda – de janeiro 1992 a novembro de 1999: foi seu sócio fundador, sendo seu Vice-Presidente Executivo e Diretor de Atendimento e Novos Negócios.

A Década Propaganda controlava uma empresa de Assessoria de Imprensa e uma empresa de Telemarketing, além de ter mantido, nos anos de 1992 e 1993, um acordo operacional com a JMM (MG) atendendo à Brasif / Duty Free, Vale do Rio Doce e Siderúrgica Mendes Júnior.

100% Propaganda – de dezembro de 1999 a janeiro de 2001: foi seu sócio fundador, atuando como Diretor de Atendimento, responsável pelas áreas de Atendimento e Novos Negócios.

Doctor Propaganda – de fevereiro de 2001 a abril de 2006: atuou como seu Diretor de Operações, responsável final das áreas de Atendimento, Mídia, Produção e Novos Negócios.


Experiência profissional em veículos de comunicação:

Jornal do Brasil – maio de 2006: aceita convite do Jornal do Brasil para assumir a Diretoria de Permutas, onde sua atuação era a de incrementar as permutas e parcerias comerciais.

Julho de 2006: passou a acumular a Diretoria de Projetos de Mercado, onde desenvolveu novas formas de atuação, sempre buscando soluções integradas junto às expectativas dos clientes.

Dezembro de 2006: passou a acumular também a Diretoria de Marketing Comercial, que tinha como objetivo dar suporte de marketing e comunicação à todas as Unidades de Negócios do Departamento Comercial do Jornal do Brasil, além de criar e executar ações de relacionamento com o mercado anunciante.

Janeiro de 2007: acumula a Diretoria Comercial da Revista JB Ecológico.

Maio de 2007: deixa todas as funções anteriores para se tornar Diretor na Sucursal de Brasília, responsável pela representação e performance comercial do Jornal do Brasil junto ao Governo Federal, Missões Estrangeiras, Confederações, Associações e também Sindicatos com sede na Capital Federal.

Em Brasília ainda responde pela performance comercial do Caderno JB Brasília junto ao GDF - Governo do Distrito Federal - e iniciativa privada local, além de fazer parte do grupo de trabalho para o lançamento de um novo jornal diário nesta praça.

Maio de 2008: acumulando sua função anterior, é líder do grupo de trabalho que tem como missão reorganizar a atuação do Núcleo São Paulo do JB, que é responsável pela performance comercial do Jornal do Brasil junto ao mercado anunciante da Cidade de São Paulo, interior do estado de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Agosto de 2008: deixa as funções anteriores para se tornar Diretor de Projetos Editoriais, onde sua função cobria os seguintes aspectos:

Para o JB: desenvolver e ofertar ao mercado o maior número possível de projetos editoriais ou eventos onde as prioridades eram a geração de caixa com alta margem de contribuição para a operação, além de agir como fator de diferenciação, agregando valor ao Departamento Comercial através de ações customizadas aos clientes, realizando cross-selling / cross-media entre os produtos da Divisão e/ou da CBM, composta ainda pela Gazeta Mercantil e Editora Peixes.

Em sua visão, o escopo dessa atuação se dava por segmento de mercado, região geográfica, relevância editorial e interesse empresarial.

Para o mercado: criar e comercializar projetos editoriais, que possibilitassem ao cliente desenvolver uma estratégia de comunicação consistente e que contribuiria de forma significativa para os seus desafios empresariais, mercadológicos, além de trazer impacto positivo para a percepção de sua marca.

Para os leitores: o conteúdo editorial destes projetos tem que ter relevância e pertinência, agregando valor ao Jornal como um todo.

Janeiro de 2009: assume nova posição: a de Vice-Presidente Sênior de Negócios, onde tem como missão criar sinergia entre as marcas Jornal do Brasil e Gazeta Mercantil, através de suas áreas de Mídia Tradicional, No Media, Projetos Digitais e Projetos Editoriais, sempre fazendo novas e audaciosas parcerias comerciais, que tragam o que o mercado anunciante deseja, margem para a empresa e seus parceiros, além de relevância aos leitores e usuários de ambos os veículos.

Agosto de 2009: Investimentos & Notícias / Cinema.Com.Br: em paralelo às suas atividades do Jornal do Brasil, passa a atuar como Diretor Internacional dos portais Cinema e Investimentos & Notícias, tendo diretamente sob a sua responsabilidade toda a cobertura internacional destes veículos.

Setembro de 2009: após a re-organização da CBM e a volta de foco da empresa para a publicação apenas do Jornal do Brasil e seus produtos revistas Domingo, Programa, JB Ecológico, JB Energia e JB Online, assume a posição de Diretor Executivo para o Setor Público.

Tem sob a sua responsabilidade, em todo o território nacional, a representação institucional e a performance comercial do Jornal do Brasil junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em todos os seus níveis, em todo o Brasil: ministérios, secretarias, autarquias, agências reguladoras e empresas públicas.

Janeiro de 2010: deixa as funções executivas no Jornal do Brasil e se muda com a família para Paris, onde tem duas frentes distintas de trabalho, além de atuar como correspondente do Jornal do Brasil na França, onde mantem até março uma coluna dominical.

A segunda foi se associar à Digital Media Company, como Diretor Internacional e como jornalista correspondente para os seus portais Investimentos & Notícias e Cinema, onde mantem uma coluna semanal chamada “Rive Gauche”, a visão de um brasileiro/carioca do cotidiano francês/parisiense.

A Digital Media Company atua nos setores de Jornalismo Online e No Media, através de três divisões: Digital Media, No Media e Europe e seus escritórios estão localizados em Paris, em São Paulo e no Rio de Janeiro e representações em Brasília e Amsterdam.

A Divisão Digital Media publica, produz, edita, desenvolve e comercializa produtos jornalísticos, de forma a contribuir na formação da sociedade brasileira.

A Divisão No Media tem foco na realização de ações e eventos sob licença, em associação, ou próprios, que sejam eficientes instrumentos de associação de grandes marcas com os seus diversos públicos.

A Divisão Europe busca e/ou cria oportunidades para que empresas brasileiras ou não, possam patrocinar iniciativas surpreendentes, reforçando assim sua marca em mercados competitivos de forma substancial e também procura adquirir direitos exclusivos de eventos de alto nível para sua realização no Brasil.