Carlos Estevão

De Janelapédia
Edição feita às 11h50min de 16 de novembro de 2010 por Admin (Discussão | contribs)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Carlos Estêvão de Souza Filho nasceu em Garanhuns, PE, a 03/06/1946 e faleceu a 31/10/2006, aos 60 anos. Era filho do cartunista Carlos Estevão, criador de inúmeros personagens publicados na revista O Cruzeiro, como Amigo da Onça, Dr.Macarra etc.

Fez os primeiros estudos no Instituto LaFayette (Rio)/Colégio Padre Machado/Colégio Estadual/Colégio Anchieta (BH). Começou sua vida profissional em 62 como desenhista do jornal Estado de Minas, em Belo Horizonte. Iniciou-se em agência na Denison-BH (arte-finalista, 64/66) e no Grupo de Criação (BH), como diretor de arte (66/69).

Deslocando-se para o Rio, trabalhou na Standard Propaganda (diretor de arte (69/70); Norton (diretor de criação, 70); Denison (diretor de arte, 70/75) e Standard, O&M (diretor de criação, 75/81). Esteve na Caio, como diretor de arte e, depois, diretor de criação, a partir de 81. Exerceu atividades didáticas no CCRJ (Curso de Direção de Arte e Tipografia) e Faculdade Cândido Mendes (curso de Criação Publicitária). Foi sócio-fundador do CCRJ. Como criador, foi distinguido no Anuário CCSP (Prata e Bronze, Imprensa, 83, e Destaque de Diretor de Arte, 87) e no Colunistas Rio (Melhor Campanha, 90). Esteve a partir de abril de 89 na MPM. Como redator, teve prêmios no Festival de N. York e do Rio (ABP), no Colunistas Nacional e Regional RJ.

Estevão faleceu em Santa Catarina, onde iria morar com uma nova companheira. Como disse Eduardo Domingues, Estevão partiu como sempre viveu: apaixonado.